A prevenção de acidentes e doenças do trabalho é um dos principais objetivos do SST, sendo uma abordagem que possibilita oferecer um ambiente ocupacional mais seguro. Desse modo, desenvolver ações preventivas que reduzem esses acidentes e formalizar práticas de gestão de risco ocupacional são aspectos que a empresa deve valorizar junto aos colaboradores.

De maneira geral, a doença de trabalho é caracterizada pela exposição do funcionário a agentes presentes no ambiente laboral. Já o acidente de trabalho se caracteriza como sendo um cenário em que o trabalhador passa por alguma lesão no corpo.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como reduzir acidentes e doenças do trabalho. Confira!

1. Sinalize as áreas de risco

Sinalizar de maneira adequada as áreas perigosas e de risco é fundamental para que os colaboradores saibam se comportar em determinada situação ou local. As sinalizações precisam seguir os padrões estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras (NR) para evitar multas.

2. Eduque e conscientize os trabalhadores

A educação e a conscientização dos trabalhadores são importantes para reduzir acidentes e doenças do trabalho. Por meio de alertas de segurança, frases educativas, cartazes ilustrativos e palestras, a empresa consegue ensinar ao time quais são os riscos de acidentes aos quais o colaborador está exposto.

Nesse caso, é importante promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), evento obrigatório previsto pela lei. Essa atividade é a melhor opção para realizar palestras de educação e conscientização dos colaboradores.

Também é uma boa oportunidade para ter a mobilização dos trabalhadores em campanhas de apoio à redução de acidentes.

3. Intensifique a fiscalização sobre o uso de EPIs

O uso de EPIs é muito importante para proteger os colaboradores, e podem mudar de acordo com as atividades exercidas. As empresas são obrigadas por lei a fornecer os equipamentos necessários ao funcionário e também precisam exigir a sua utilização.

Existem várias maneiras de fiscalizar o uso adequado de EPIs. Um deles é por meio da assinatura do termo de recebimento. Assim, o colaborador declara que está ciente com suas obrigações em relação à utilização dos equipamentos entregues. Veja outros modos de fiscalização:

  • substitua os aparelhos sempre que forem danificados;
  • disponibilize reciclagens e treinamentos;
  • estabeleça punições para quem descumprir as regras.

4. Invista na ergonomia

Proporcionar um local de trabalho ergonomicamente adequado, além de melhorar a produtividade, também pode ajudar com a prevenção de doenças ocupacionais que impactam a qualidade de vida do trabalhador, como DORT e LER.

Nesse caso, atividades como ginástica laboral, pausas para alongamentos e equipamentos que favoreçam a boa postura enquanto se desempenha o trabalho são fundamentais para cuidar da ergonomia.

Além disso, ofereça equipamentos como roupas de proteção, luvas e mesas e cadeiras ajustáveis aos diferentes portes físicos.

Agora que já sabe como reduzir acidentes e doenças do trabalho, saiba que é muito importante adotar algumas medidas para proteger os colaboradores durante a sua atuação na empresa. Por isso, eduque os funcionários, sinalize as áreas de risco e intensifique a fiscalização sobre o uso de EPIs.

Não só para garantir a segurança e a qualidade de vida no trabalho, mas também para estar preparado para eventualidades, contar com boas parcerias pode fazer a diferença. Nesse contexto, a VISIONCARD é um sistema de gestão de saúde inovador no país que oferece diversos tipos de soluções nessa área, como assistência médica e odontológica e benefícios em mais de 23.000 óticas.

Agora, se você gostaria de entender melhor como nossas soluções podem ajudar você com a segurança no trabalho, que tal conferir nosso site?