Manter a higienização no ambiente de trabalho é fundamental para que os trabalhadores sejam capazes de realizar suas tarefas com mais bem-estar, tranquilidade e segurança. Isso se torna ainda mais importante em períodos em que há uma propagação maior de doenças, como na temporada da gripe ou em momentos de pandemia.

A falta de uma limpeza adequada pode colaborar para a proliferação de bactérias e vírus, aumentando o risco de patologias infecciosas. Portanto, a higienização é uma prática essencial para conceder a garantia de bem-estar e saúde aos colaboradores.

Ficou interessado e quer conhecer algumas dicas de higienização no ambiente de trabalho? Então, continue a leitura!

1. Tenha um cronograma de limpeza

O primeiro passo para manter o ambiente de trabalho limpo é elaborar um cronograma de limpeza. Quando se fala em uma empresa, as tarefas podem ser longas e será preciso organizar as demandas para as equipes.

Uma boa dica para isso é fazer uma checklist. Nela, é possível listar todos os passos que devem ser feitos em um determinado período, além de ressaltar quais tarefas precisam ser realizadas diária e mensalmente.

Também é importante determinar os produtos a serem usados em cada processo — e que sejam produtos de qualidade — e quem será o responsável por cada tarefa.

2. Use o método 5S

O método 5S tem como base a ideia de que o empenho de todos melhora o local de trabalho, ajudando no desenvolvimento da corporação. De modo geral, é uma solução que diz respeito à cultura organizacional no âmbito pessoal e profissional.

O nome 5S se deve ao fato de que, em japonês, as 5 palavras-base da técnica começam com a letra “S”. A prática fomenta a criação de regras que podem evitar o desperdício e promover a melhoria contínua dos processos. Veja:

  • senso de utilização — esse senso diz respeito a separar o útil do inútil. O que tem utilidade deve ser usado, enquanto aquilo que é inútil precisa ser eliminado;
  • senso de ordenação — se baseia na ideia de que cada coisa tem seu lugar;
  • senso de limpeza — tem como objetivo manter o ambiente de trabalho limpo;
  • senso de padronização — tem como foco manter o local de trabalho favorável à manutenção mental e física;
  • senso de autodisciplina — tem o objetivo de promover a conscientização.

3. Crie uma cultura de higiene no ambiente de trabalho

Cada colaborador deve ser responsável por organizar o próprio espaço, como cuidar da limpeza de lugares coletivos, manter a área ou a mesa de trabalho organizada, descartar resíduos e lixo em locais apropriados e não se alimentar fora da cozinha.

Portanto, é necessário que você explique todos os procedimentos quando o trabalhador for contratado. Após isso, periodicamente, reforce os benefícios e a importância de manter a boa higiene no local de trabalho.

Agora que já sabe como promover a higienização no ambiente de trabalho, saiba que é muito importante manter o local limpo para evitar a proliferação de doenças. Neste aspecto, alguns erros devem ser evitados, como deixar restos de comida nas lixeiras, limpar somente o que está à vista, utilizar produtos inadequados e evitar contratar profissionais especializados quando necessário.

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