Criar ações para evitar acidentes de trabalho é o dever de toda empresa. Afinal, quando um acidente acontece nas dependências da companhia, o colaborador pode prejudicar a sua saúde e, com isso, ter de se ausentar do trabalho por longos períodos, o que não é bom nem para o empregador, nem para o empregado.

Além disso, a depender da periculosidade das atividades, os acidentes podem ser fatais. Para você ter uma ideia, um levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), revelou que em 10 anos (2012-2021), aconteceram 22.954 mortes em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Nesse cenário, estar atento e criar ações para afastar a ameaça de acidentes de trabalho da empresa é fundamental.

Para ajudar você a saber como prevenir acidentes de trabalho na empresa, preparamos este artigo. Acompanhe!

1. Evite as exposições ao risco

É preciso estar atento às situações de risco envolvendo a imprudência do funcionário. Para isso, os ambientes devem estar corretamente sinalizadas, e os colaboradores, orientados a não se aproximarem de áreas de risco, e outras situações que possam causar danos à saúde. 

É preciso ainda trabalhar a cultura interna para que as premissas de segurança do trabalho sejam disseminadas, o que ajuda a elevar o grau de conscientização dos trabalhadores.

2. Sinalize os ambientes

Invista na sinalização com luzes, placas e faixas para chamar a atenção dos trabalhadores acerca dos riscos existentes no ambiente laboral. Também é importante deixar evidente quais são os equipamentos de segurança ideais para cada função e informar o uso correto, assim como orientar quanto aos procedimentos de manuseio.

3. Realize treinamentos

É fato que a maioria dos acidentes de trabalho acontecem pela ausência de cuidado e informação dos trabalhadores sobre os riscos de sua função. Uma forma de combater isso é apostar na realização de treinamentos, promover workshop, cursos, palestras e campanhas sobre segurança do trabalho. Dessa forma, é possível conquistar o engajamento do público interno da empresa, evitando assim que acidentes de trabalho ocorram.

4. Mantenha a limpeza e a organização do ambiente

A organização do ambiente é uma das premissas fundamentais para se evitar acidentes de trabalho. Uma ferramenta caída no chão, por exemplo, pode fazer com que os funcionários tropecem, culminando em uma queda que pode causar diversos transtornos.

Assim, um ambiente de trabalho desorganizado, somado à intensa rotina, é a fórmula perfeita para que os sinistros aconteçam, gerando prejuízos para a saúde do trabalhador. Logo, o capricho e o zelo pelo ambiente laboral é premissa básica para a criação de um ambiente de trabalho realmente seguro.

Nesse cenário, fica sob responsabilidade dos supervisores, coordenadores e gestores reforçar junto ao time de trabalho a importância de se manter um local higienizado e organizado. Investir em iniciativas de 5S e padronização de processos, por exemplo, pode ajudar todos a seguirem os parâmetros.

5. Comunique os incidentes

Quando um acidente de trabalho acontece na empresa, é importante comunicar à gestão da área e também fazer a notificação no sistema do eSocial. Internamente, é preciso criar as regras e procedimentos quanto aos registros de acidentes de trabalho, pois esse servirá como um norte para conduzir as atividades em caso de fatos não previstos envolvendo a saúde do trabalhador

Além disso, quando o setor de Segurança do Trabalho comunica os incidentes, colabora para chamar atenção para fatos que podem voltar a acontecer em outras circunstâncias na empresa. Dessa forma, problemas futuros podem ser evitados de forma simples, com a adoção de práticas de prevenção e também correção.

6. Crie uma CIPA

É de responsabilidade do setor de Segurança do Trabalho criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a fim de conduzir ações de prevenção na empresa. Trata-se de um grupo composto por representantes indicados pela direção da companhia e outros eleitos pelos funcionários e secretários.

O objetivo da CIPA é manter a segurança no trabalho, e para isso a comissão trabalha na criação de regras para a organização acompanhar a eficácia e o cumprimento das diretrizes estabelecidas. 

Também é dever da CIPA conceder apoio aos trabalhadores lesionados, fazer o acompanhamento do seu afastamento e do retorno ao trabalho. Ainda, atua com a formulação de ações que possam isolar possíveis questões envolvendo a segurança no ambiente laboral.

Nesse cenário, os membros da CIPA são responsáveis não apenas por zelar pela saúde física dos empregados, como também por cuidar da saúde mental e do bem-estar, e para isso investe em feiras de saúde, campanhas de conscientização, entre outras, promovendo atividades, gincanas e palestras. 

7. Ofereça e fiscalize o uso de EPIs

O fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é de responsabilidade da empresa, e esses devem ser concedidos sem custo algum para o trabalhador. Com isso, a empresa garante que os colaboradores terão acesso aos equipamentos necessários para se proteger no dia a dia no trabalho.

Cada área e trabalho executado demandará EPIs específicos. Logo, uma vez que os equipamentos estejam em posse do trabalhador, ele é obrigado a fazer uso desses, assim como cuidar da integridade desses equipamentos

Também é importante documentar a entrega de EPIs, pois essa é uma prova de que a empresa fez a sua parte e a responsabilidade pelo uso dos equipamentos passa a ser de cada profissional. 

Nesse cenário, os empregadores têm o direito de cobrar o uso de cada equipamento, já que fez a sua concessão, de acordo com a necessidade de segurança para cada trabalhador.

Entre esses equipamentos estão:

  • protetor de respiração;
  • cintos antiquedas;
  • luvas, óculos;
  • protetor auricular;
  • capacetes, botas, entre outros. 

O importante é respeitar as exigências de cada função exercida. A depender do ramo de atividade, há grandes chances de os trabalhadores sofrerem algum dos tipos de acidentes de trabalho, sendo que é por essa razão que as organizações devem se preparar para cumprir todas as obrigações previstas em lei quando acontece um acidente de trabalho. 

Resumidamente, é obrigação da empresa enviar o Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT), oferecer os devidos equipamentos de proteção individual e cumprir com os direitos previstos aos trabalhadores acidentados.

Assim, como vimos ao longo desta leitura, é possível adotar medidas para evitar o acidentes de trabalho e, para isso, você pode seguir essas dicas!

Se você gostou deste artigo sobre acidentes de trabalho na empresa, compartilhe no Facebook e no LinkedIn para que mais pessoas possam ter acesso ao assunto!