A segurança no trabalho tem o objetivo de oferecer proteção à saúde dos trabalhadores e à integridade física em tarefas e situações que ofereçam riscos, independentemente do ramo de atuação. No entanto, o que muitos não sabem é que existem ações, normas e órgãos que atuam para manter o bem-estar e a segurança dos colaboradores.

Para desempenhar essa função em prol da segurança, é fundamental ficar por dentro do significado das siglas da segurança do trabalho e da saúde ocupacional. Afinal, é fundamental que a corporação esteja sempre em busca de adequar o ambiente ocupacional aos trabalhadores.

Neste post, vamos explicar o que significa as principais siglas da segurança do trabalho. Confira!

1. CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

A CIPA é formada por representantes dos empregadores e dos trabalhadores da empresa. Essa comissão atua na tarefa de promover a segurança e a saúde das pessoas que atuam na corporação e circulam pelo ambiente de trabalho.

Ela é instituída pela NR 5, que determina que as empresas com um time de mais de 20 colaboradores precisam ter a CIPA, independentemente dos níveis de risco que a companhia ofereça ao colaborador.

As instituições que tenham menos de 20 funcionários devem nomear um responsável para o cumprimento dos critérios da CIPA, abrangendo também a CLT.

2. SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

A SIPAT consiste em uma semana em que as empresas se dedicam a realizar eventos para a prevenção de acidentes de trabalho. Nesse caso, são convidados vários palestrantes de diferentes áreas, como engenheiros, especialistas em segurança do trabalho e médicos, para ministrar atividades e aulas educativas com os colaboradores.

Assim, é possível educar e conscientizar os trabalhadores por meio de palestras e atividades, o que contribui ativamente para reduzir os acidentes de trabalho.

3. EPI (Equipamento de Proteção Individual)

Determinado pela NR 6, o EPI é o acessório ou produto que tem o objetivo de proteger contra acidentes que impactam a saúde e a segurança dos colaboradores no local de trabalho. Veja, a seguir, os tipos de equipamentos de proteção individual mais comuns nas corporações:

  • cinturão;
  • proteção do tronco;
  • avental;
  • macacão;
  • calçados;
  • respirador;
  • protetor auricular;
  • protetor facial;
  • mangas;
  • luvas;
  • óculos;
  • capacete.

4. ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)

A ASO é um documento com regulamentação pela NR 7 e serve para comprovar a inaptidão ou a aptidão dos profissionais para desempenhar uma determinada tarefa. Ele deve ser emitido por um médico do trabalho, após examinar os candidatos à vaga. Os atestados de saúde ocupacionais mais comuns são:

  • demissional;
  • admissional;
  • mudança de função;
  • retorno ao trabalho;
  • periódico.

De modo geral, emitem-se duas vias, uma para o trabalhador examinado e outra que é arquivada na corporação, podendo servir para fins de fiscalização ou auditoria posteriormente.

Agora que já conhece as siglas da segurança do trabalho, saiba que conhecê-las é fundamental para promover um ambiente mais seguro e saudável aos colaboradores. Por isso, não deixe de estudá-las mais a fundo para ficar por dentro de todas as regras.

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