Um grande dever das empresas é promover a segurança e a saúde dos trabalhadores com o objetivo de evitar situações que os levem a sofrer ferimentos ou lesões. Contudo, mesmo com todas as precauções necessárias, eventualidades podem acontecer, e uma análise de acidente de trabalho se torna necessária.

A exigência se dá pela NR 1, a NR 4 e a NR 5, tendo o objetivo de prevenir acidentes, cumprir as leis e conscientizar os trabalhadores. Além disso, é uma medida que faz parte da ação da segurança do trabalho e é um cuidado fundamental para o bem-estar e a saúde de todos os funcionários da corporação.

E aí, ficou interessado e quer saber como fazer a análise de acidente de trabalho? Então, continue a leitura!

Colete os dados

Depois de prestar os primeiros socorros, é importante colher várias informações, sem juízo de valor. Primeiramente, no próprio ambiente do acidente, analise todo o local. O ideal é que isso seja concluído imediatamente após a ocorrência do fato, para evitar intervenções ou alterações na cena.

Nessa hora, também é necessário verificar se, no momento, a pessoa utilizava os EPIs exigidos por lei e se o local favorecia a ocorrência do acidente. Faça também uma entrevista com testemunhas, pois elas auxiliam a dar uma visão detalhada do que aconteceu.

Realize uma simulação

A reconstituição ou simulação do fato auxilia o trabalhador a visualizar melhor o momento do acidente, confirmar a sucessão do evento e lembrar de circunstâncias importantes.

Depois disso, você consegue identificar melhor em quais momentos ocorreram a falha, a razão para isso e como ela poderia ter sido evitada. Aqui, o objetivo não é apontar um culpado, mas entender todos os fatos com maior exatidão.

Contextualize o cenário

Nesta etapa, é importante verificar como se deu o processo produtivo no dia em que ocorreram os fatos e a situação da corporação. Questões como fornecimento de EPCs e EPIs, investigação da máquina, presença de defeitos e risco ergonômico devem ser estudadas.

Profissionais da CIPA e do SESMT podem participar dessa etapa, pois têm uma visão imparcial e os conhecimentos necessários.

Elabore um relatório

O time de investigação precisa fazer um relatório que inclua a sequência dos acontecimentos, os dados recolhidos, a recomendação de prevenção de futuros acidentes e as causas presumidas do fato.

Além disso, é necessário fornecer o relatório do acidente ao gerente, bem como um briefing para a revisão do resultado. Embora cada análise seja única, o processo fornece algumas orientações básicas sobre a maneira e as razões pelas quais o incidente de trabalho aconteceu, para que você consiga fazer a sua empresa mais segura para os colaboradores.

Os principais acidentes que devem ser relatados são:

  • exposição química, que necessita de tratamento médico;
  • lesões que requerem hospitalização;
  • fatalidades;
  • grandes derramamentos.

Agora que já sabe como realizar uma análise de acidente de trabalho, saiba que essa ação é fundamental para prevenir possíveis incidentes, para cumprir a legislação e conscientizar os colaboradores. Lembre-se de que, caso não seja feita de maneira adequada, poderá colocar a saúde do trabalhador em risco.

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