É possível que você, alguém que você conhece, ou uma pessoa da sua família já tenha enfrentado alguma dificuldade para enxergar. Entre os problemas de visão mais comuns, está a miopia, uma condição que atinge mais de 50 milhões de pessoas somente no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados da OMS ainda projetam que, até o ano de 2050, metade da população mundial poderá ser diagnosticada com miopia.

Mas o que torna um olho míope? Quais são os principais sintomas da miopia? Qual é a diferença entre a miopia e os outros distúrbios que afetam a saúde visual? Neste artigo, nós da Super Ótica São José discutiremos essas e outras questões.

O que é miopia?

A miopia é um tipo de erro refrativo. Tem relação com a maneira como a luz é absorvida pelo olho e como acontece a formação da imagem. Por esse motivo, é uma condição que afeta o modo como enxergamos. Ela pode surgir ainda na infância ou ser desenvolvida também com a idade.

O que torna um olho míope?

De maneira simplificada, podemos dizer que a formação da imagem acontece da seguinte maneira: os raios luminosos entram pelo olho e são “projetados” na retina. Essa informação é enviada pelo nervo óptico para o cérebro, onde é processada e interpretada.

Em pessoas com a visão normal, a posição da imagem na retina não tem alterações. Porém, em pessoas com erros refrativos, a imagem pode ser projetada antes ou depois da retina. Quando ela é projetada antes, tem-se a miopia. Quando é projetada depois, tem-se a hipermetropia.

Isso acontece, entre outras razões, por conta do formato do olho: o olho míope é mais alongado, fazendo com que a imagem não alcance a retina. Já o olho hipermetrope é mais achatado, fazendo com que a formação da imagem também não aconteça no local adequado.

Por conta disso, é comum que pessoas míopes apertem os olhos para enxergar melhor à distância, enquanto pessoas com hipermetropia podem abrir mais os olhos para favorecer a acomodação visual.

Como a miopia pode ser diagnosticada e corrigida?

Os problemas de refração são diagnosticados por um médico oftalmologista de acordo com a queixa dos pacientes. Em geral, é comum que sejam relatados os seguintes sintomas:

  • dor de cabeça;
  • dificuldade para enxergar de longe;
  • visão turva, borrada ou desfocada;
  • esforço muscular para melhorar a visão;
  • cansaço visual.

A correção da miopia é feita com o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa (caso o grau esteja estabilizado e não evolua mais). Apenas o médico pode indicar o tratamento correto para cada um dos problemas, de acordo com a necessidade do paciente.

Se você apresenta esses ou outros sintomas, ou se usa óculos e não vai ao médico há bastante tempo, procure ajuda especializada e garanta a sua saúde visual. Se você precisa comprar óculos pela primeira vez ou trocá-los, a Super Ótica São José tem os melhores modelos de óculos de grau e o mais completo serviço técnico especializado.

Gostou deste texto? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e acompanhar outros conteúdos como este.