O uso de tela em excesso se tornou uma prática bastante comum nos dias atuais. Além de ajudar a passar o tempo, a entreter as crianças e promover a interação social, celular, tablet e computador se tornaram uma das principais ferramentas de estudo e trabalho no home office.

De fato, a tecnologia é fundamental para essas pessoas, que dependem desses dispositivos para exercerem suas funções. Contudo, o excesso das telas pode prejudicar bastante a visão e o sono, por exemplo.

Neste post, vamos apresentar os riscos do uso em excesso dos aparelhos eletrônicos e do celular. Confira!

1. Transtornos de sono

Os sons e as luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos minutos antes de dormir ou durante o sono podem deixar o nosso corpo em estado de alerta. Isso faz com que a pessoa não entre no estado profundo de relaxamento, fazendo com que boa parte do sono seja prejudicada.

Nesse caso, o ideal é desligar celular, tablet, computador ou televisão cerca de 1 hora antes de ir para a cama. Nesse período, tente ler um livro, ouvir uma música calma ou beber um chá para estimular o sono.

2. Ansiedade e depressão

Por conta de problemas no dia a dia, muitas pessoas deixam de viver a realidade para se prender ao mundo virtual. A depressão e a ansiedade, por exemplo, surgem quando o indivíduo deposita sua realização pessoal no número de curtidas e na quantidade de comentários recebidos nas publicações.

Aqui, é importante estabelecer um tempo diário para o uso das telas. Com isso, é possível evitar o vício no celular e ter mais saúde e qualidade de vida.

3. Doenças oculares

Muitas pessoas costumam usar os aparelhos eletrônicos no escuro e, por consequência das letras pequenas, é possível desenvolver alguns problemas de visão, muitas vezes sendo necessário utilizar óculos.

Outra grande preocupação está relacionada ao foco e ao excesso de luz, que podem provocar inflamações e secura nos olhos. Por isso, não deixe de consultar um oftalmologista com frequência, cerca de uma vez por ano. Assim, ele pode realizar exames e verificar a presença de algum problema, indicando o melhor tratamento.

4. Sedentarismo

Outro grande malefício do uso excessivo de telas é o sedentarismo. Em muitos casos, a pessoa passa horas sentada em frente ao computador ou ao celular, deixando de lado a prática de atividades físicas.

Esse hábito pode levar a obesidade e problemas de saúde, como diabetes e pressão alta. Portanto, é fundamental reservar, pelo menos, 30 minutos do dia para praticar exercícios físicos.

Nesse caso, escolha uma atividade que dê prazer e que seja do seu agrado, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, ioga, pilates etc.

Agora que já conhece os riscos do uso de tela em excesso, saiba que é fundamental controlar a sua utilização intercalando com outras atividades. Para isso, pratique atividades físicas regularmente, leia um livro, prepare refeições em casa e saia com os amigos para se distrair e tirar o foco dos aparelhos eletrônicos.

Gostou do post e quer ficar por dentro das novidades? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook!