Entender como utilizar a Inteligência Artificial (IA) para monitorar o uso de EPIs nas empresas é um dos diferenciais na implementação de uma cultura de segurança do trabalho. Isso porque a tecnologia é capaz de identificar se o colaborador está, de fato, utilizando os equipamentos de modo adequado, o que garante a redução de acidentes de trabalho.
Muitos setores já integraram o uso tecnológico às atividades rotineiras de ocupação, com vantagens que vão desde funcionários mais engajados até resultados mais efetivos e aumento da produtividade.
E aí, ficou interessado e quer saber como a Inteligência Artificial ajuda na identificação do uso de EPIs nas corporações? Então, continue a leitura!
O que são e para que servem os EPIs?
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos voltados para a proteção de trabalhadores na execução de suas tarefas. De acordo com a Norma Regularizadora 6 (NR 6), as organizações são obrigadas a oferecer gratuitamente aos seus funcionários esses equipamentos.
Desde refinarias de petróleo até restaurantes, passando por hospitais, por construtoras e pelas mais diferentes empresas e indústrias, como a de transporte, todas as atividades laborais apresentam situações que colocam em risco a segurança e a saúde dos colaboradores.
O descumprimento da NR 6 deixa a empresa propícia a receber as penalizações previstas, além de provocar grandes danos à sua imagem. Logo, em um mundo repleto de informações sendo acompanhadas e divulgadas em tempo real, a corporação que permite que o trabalhador corra algum risco pode gerar repercussões negativas.
Além de evitar a penalização, o uso adequado do EPI diminui a ocorrência de acidentes, reduzindo o número de afastamentos e licenças de trabalho e, por consequência, a substituição de colaboradores.
Para o funcionário, a preservação de sua integridade mental e física é um dos principais benefícios da utilização de EPIs. Os riscos podem ser minimizados, o que evita que acidentes causem lesões.
Vários acidentes provocam afastamentos e, dependendo da sua gravidade, força internamentos, tratamentos fisioterápicos e médicos, além de impactos e transtornos na saúde mental do trabalhador. Por fim, também aumentam o custo operacional da empresa.
Como identificar o uso de EPIs nas empresas?
O uso de EPIs é determinado de acordo com a parte do corpo que será protegida, bem como os graus de risco propostos pelas atividades profissionais. Logo, a corporação precisa saber qual é o agente de risco do seu ambiente para a segurança e saúde do colaborador.
Por conta da importância de se evitar acidentes e reduzir o risco à vida dos funcionários, é muito importante saber como identificar o uso de EPIs em sua empresa. Veja algumas dicas:
- eleja um profissional responsável;
- classifique os EPIs;
- conte com a tecnologia;
- adote soluções de Inteligência Artificial (IA);
- defina procedimentos.
O que é a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) consiste em várias tecnologias que conseguem simular comportamentos e habilidades humanas. O sistema inclui algoritmos, sistemas de aprendizado, conectores, redes neurais e robótica para registrar informações, processá-las e, depois, tomar decisões.
A IA também pode aprender sozinha, por meio de um padrão de dados. Com isso, é possível aprimorar de maneira contínua a sua capacidade de decisão e habilidades. Por essa razão, a inteligência artificial é muito utilizada nas empresas, como um modo de aprimorar o desempenho de máquinas, reduzir falhas e automatizar tarefas.
Como a Inteligência Artificial ajuda a identificar o uso de EPIs?
Como mencionamos, todas as corporações devem estimular o uso e oferecer EPIs, além de verificar sobre a sua utilização adequada. Mas, afinal, como é possível fazer isso?
A área da segurança do trabalho poderá contratar um serviço especializado de acompanhamento, realizar um treinamento e inspecionar, continuamente, o uso dos equipamentos.
Com a ajuda da IA para o monitoramento do uso de EPIs, o gestor consegue acompanhar o trabalhador em tempo real, identificando um comportamento fora do padrão para intervir rapidamente.
Ao aplicar as ferramentas de tecnologia, é possível enviar notificações de alerta sobre possíveis problemas, identificar a falta de EPIs ou verificar se os colaboradores estão usando de modo adequado.
Para implementar a IA no monitoramento de uso de EPIs, é fundamental ter o auxílio de uma tecnologia de ponta, composta por:
- rastreadores;
- sistemas analíticos;
- Aprendizado de Máquina;
- algoritmos de reconhecimento de padrões;
- conexão 5g;
- dispositivo conectado via Internet das Coisas;
- sensores inteligentes;
- redes neurais de computadores.
De modo geral, vários equipamentos podem ser monitorados pela Inteligência Artificial. Veja:
- cintos de segurança;
- óculos;
- botinas;
- luvas;
- máscaras faciais;
- coletes;
- capacetes;
- protetores auriculares.
Quais são as vantagens de utilizar IA para monitorar o uso de EPIs?
Abaixo, você vai conhecer as principais vantagens da Inteligência Artificial no monitoramento do uso de EPIs. Veja!
Jornada de trabalho segura
A utilização adequada de EPIs propicia uma jornada de trabalho segura, fazendo com que a equipe fique totalmente concentrada em suas tarefas.
Colaboradores mais motivados
Colaboradores seguros costumam se sentir mais engajados e motivados. Além do aumento da satisfação, isso pode garantir uma produtividade maior e resultados melhores.
Economia
É importante ressaltar que esse processo também auxilia na economia da empresa. Isso porque há a diminuição de acidentes e a manutenção controlada dos equipamentos, o que aprimora as operações e reduz custos.
Cultura de segurança consistente
Implementar uma cultura de segurança é um trabalho complexo e longo. Com a garantia de que os trabalhadores estão utilizando os EPIs, as empresas conseguem facilitar a implementação desse conceito, o que incentiva todo o time a seguir as regras determinadas para cada tipo de atividade.
Quais os desafios desse processo?
Além de ser uma ótima ferramenta para monitorar se os trabalhadores estão, de fato, utilizando os EPIs, é importante ressaltar que existem alguns desafios a serem superados. Os principais são:
- necessidade de adaptação;
- altos custos;
- limitação da infraestrutura.
Agora que já sabe como a Inteligência Artificial pode ajudar a identificar o uso de EPIs, saiba que é importante contar com essa tecnologia para ter mais segurança no ambiente de trabalho. Com isso, é possível evitar possíveis acidentes e lesões que podem afetar os colaboradores.
Você já conhecia a importância da Inteligência Artificial na identificação do uso de EPIs? Deixe um comentário no post e conte para a gente!